No próximo dia 16 de maio, a Coface realizará mais uma edição da Conferência sobre Risco País, na Fundação Oriente, em Lisboa.

Ao longo do evento, as questões que afetam a economia global e a geopolítica são decifradas e discutidas, bem como alguns dos principais desafios que o mundo enfrenta no futuro.

Programa, 16 maio

  • Boas-Vindas e receção dos convidados

  • Características e tendências da Geopolítica mundial

    LUÍS TOMÉ - Full Professor, Diretor do Departamento de Relações Internacionais, Diretor do OBSERVARE-Observatório de Relações Exteriores da Universidade Autónoma de Lisboa

  • Megatrends: An Economics Perspective

    LUÍS CABRAL - Paganelli-Bull Professor of Economics at NYU Stern School of Business

  • Perspetivas Macroeconómicas Mundiais

    BRUNO DE MOURA FERNANDES - Head of Macroeconomic Research da Coface

  • Debate

  • Cocktail de Encerramento

Oradores

 

BRUNO DE MOURA FERNANDES

Head of Macroeconomic Research da Coface

LUÍS CABRAL

Paganelli-Bull Professor of Economics at NYU Stern School of Business

LUÍS TOMÉ

Full Professor, Diretor do Departamento de Relações Internacionais, Diretor do OBSERVARE-Observatório de Relações Exteriores da Universidade Autónoma de Lisboa

BRUNO DE MOURA FERNANDES

Head of Macroeconomic Research da Coface

Bruno de Moura Fernandes é Head of Macroeconomic Research do Departamento de Investigação Económica da Coface, com foco na região da Europa Ocidental, Espanha e Portugal. Licenciado em Economia Internacional na Universidade de Paris-Dauphine, exerceu funções no Serviço Económico Regional da Embaixada de França na Argentina e no Gabinete Internacional de Diagnóstico e Previsão do Ministério da Economia e Finanças Francês. Foi também professor de economia pública no Sciences Po Paris.

LUÍS CABRAL

Paganelli-Bull Professor of Economics at NYU Stern School of Business

Depois de terminar o seu doutoramento na Universidade de Stanford (1989), Luís Cabral foi professor nas universidades Nova de Lisboa, London Business School, London School of Economics, Berkeley, Yale, e IESE. Actualmente, ocupa a cátedra Paganelli-Bull de Economia na New York University, sendo também director do departamento de economia da NYU Stern desde 2015. Em Portugal, colabora com a AESE e outras instituições. A investigação de Cabral centra-se no estudo da concorrência entre empresas, com ênfase nos sectores dos media e entretenimento. É autor do livro 'Introduction to Industrial Organization', publicado pela MIT Press, traduzido em 7 línguas e adoptado por universidades em dezenas de países. Em Setembro de 2020 Luís Cabral publicou a versão preliminar de 'Introduction to Microeconomics', uma tentativa ambiciosa de 'revolucionar' o ensino da economia.

LUÍS TOMÉ

Full Professor, Diretor do Departamento de Relações Internacionais, Diretor do OBSERVARE-Observatório de Relações Exteriores da Universidade Autónoma de Lisboa

Professor Catedrático da Universidade Autónoma de Lisboa, onde é Diretor do Departamento de Relações Internacionais e do OBSERVARE-Observatório de Relações Exteriores e Coordenador do Doutoramento em Relações Internacionais: Geopolítica e Geoeconomia. Investigador integrado no Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI-NOVA). Tem sido Professor Convidado do Instituto da Defesa Nacional (IDN), do Instituto Universitário Militar (IUM), do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) e Visiting Professor de La Sapienza-Universitá di Roma- Itália e da Middle East Technical University (METU) de Ankara-Turquia. Foi Adjunto/Técnico Especialista para as Relações Internacionais e o Combate ao Terrorismo no Gabinete da Ministra da Administração Interna (Nov. 2015 – Out. 2017); Assessor do Vice-Presidente do Parlamento Europeu (1999-2004); e Investigador da NATO durante dois anos, elaborando o relatório “Russia and NATO’s Enlargement” (2000). Investigador nas áreas das Relações Internacionais, Geopolítica e Estudos de Segurança especializado nas regiões Euro-Atlântica, Eurásia e Ásia-Pacífico, é autor de mais de uma dezena de livros e de inúmeros ensaios e artigos publicados nas revistas da especialidade. Tem sido orador convidado de conferências de alto nível e colabora regularmente com vários órgãos de comunicação social, analisando e comentando assuntos de relações internacionais, geopolítica e segurança. É Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), Mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas (ISCSP) da então Universidade Técnica de Lisboa e Doutorado em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).

Como chegar?

Doca de Alcantara Norte, Av. Brasília, 1350-352 Lisboa