Porto, 25 de Maio

A Coface organiza esta Conferencia sobre Risco País na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto, durante a qual especialista em análise económica e de risco país partilharão a sua visão sobre a situação económica actual, desde a perspectiva da criação de estratégias internacionais, permitindo às empresas novas oportunidades de negocio no estrangeiro, ao mesmo tempo que se protegem face a possíveis situações de incumprimento.

Programa

  • Registo e entrega de documentação

  • Boas – Vindas e apresentação

    José Monteiro
    Country Manager da Coface em Portugal

  • Introdução

    Xavier Durand
    Chief Executive Officer da Coface

  • Principais riscos para a economia internacional em 2017

    Marie Albert
    Responsável pelo Risco País da Coface

  • O que mudou no cenário geopolítico mundial: os efeitos Donald Trump e BREXIT na economia ocidental

    Debate moderado por Helena Garrido:

    Bernardo Pires de Lima,
    Investigador do IPRI-NOVA em Lisboa e do Center for Transatlantic Relations da Universidade Johns Hopkins em Washington

    Carlos Andrade
    Economista-Chefe do Novo Banco

  • Questões

  • O líder empresarial do futuro: que desafios se impõe à gestão num contexto de mudança?

    Francisco Vieira
    Consultor e professor convidado da AESE, Business School na área de Risco e Operações e Inovação.

  • Pausa para Café

  • Que perspectivas para a economia Portuguesa?

    Debate moderado por Helena Garrido:

    Jorge Ribeirinho Machado,
    Professor da AESE Business School, responsável pela área académica de Operações, Tecnologia e Inovação

    Paulo Trigo Pereira
    Professor catedrático do ISEG/Universidade Técnica de Lisboa

  • Questões

  • A importância das exportações para a economia portuguesa

    António Ramalho
    Chief Executive Officer do Novo Banco

  • Conclusão e encerramento

    Xavier Durand
    Chief Executive Officer do Grupo Coface

Oradores

 

HELENA GARRIDO

Jornalista

MARIE ALBERT

Responsável de Risco País da Coface

BERNARDO PIRES DE LIMA

Investigador do IPRI-NOVA e do Center for Transatlantic Relations da Universidade Johns Hopkins (EUA)

CARLOS ANDRADE

Economista-Chefe do Novo Banco
 

JORGE RIBEIRINHO MACHADO

Professor na AESE Business School de Operações, Tecnologia e Inovação

PAULO TRIGO PEREIRA

Professor catedrático do ISEG/Universidade Técnica de Lisboa

FRANSCISCO VIEIRA

Consultor e professor convidado da AESE, Business School na área de Risco e Operações e Inovação.

ANTÓNIO RAMALHO

Chief Executive Officer do Novo Banco

HELENA GARRIDO

Jornalista

Helena Garrido é jornalista na área de economia e finanças desde 1986. Com formação em economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, iniciou a sua carreira no Jornal do Comércio. Passou pelo Europeu, Diário de Notícias, Expresso, Público, Diário Económico e Jornal de Negócios. Exerceu funções de subdirectora no Diário Económico, de directora adjunta no Diário de Notícias e foi directora do Jornal de Negócios. É professora auxiliar convidada de Jornalismo Económico na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, colabora no Observador, no Eco e é analista e comentadora na RTP e RDP. Tem o blogue pessoal chamado “Visto da Economia” e publicou em 2016 o livro “A vida e a morte dos nossos bancos, como os banqueiros usaram o nosso dinheiro”. Nasceu em Pangim, Goa.

MARIE ALBERT

Responsável de Risco País da Coface

Mestre em Economia Internacional pela Universidade de Paris Dauphine, onde se especializou com distinção no diagnóstico e perspectivas para a economia mundial.

A sua carreira profissional iniciou-se no Ministério da economia e Finanças Francês, como Directora Adjunta de Previsões Internacionais e, posteriormente, como Directora Adjunta de Diagnóstico internacional e Análise Económica sobre os Estados Unidos, China e América Latina. Actualmente é responsável pela análise de Risco País na Coface.

CARLOS ANDRADE

Economista-Chefe do Novo Banco

Licenciado em Economia pela Catolica Lisbon School of Business and Economics e com estudos de pós-graduação na Universidade Nova de Lisboa e na University of York, em Inglaterra.

Chief Economist do Banco Espírito Santo entre 2002 e 2014, exercendo actualmente as mesmas funções no NOVO BANCO.

Docente na Catolica Lisbon School of Business and Economics desde 1992, lecionando atualmente a cadeira de Managerial Economics no International MSc in Business Administration. Trabalhou anteriormente para o Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica e colaborou pontualmente com o Ministério das Finanças, o Banco de Portugal e o Banco Mundial.

Colabora regularmente com artigos de opinião em jornais e revistas.

BERNARDO PIRES DE LIMA

Investigador do IPRI-NOVA em Lisboa e do Center for Transatlantic Relations da Universidade Johns Hopkins em Washington.

Com quase 15 anos de experiência em think tanks portugueses e americanos, Bernardo Pires de Lima foi-se especializando em geopolítica transatlântica, segurança europeia e mediterrânica, e nas estratégias regionais dos principais mercados emergentes. Ao longo destes anos, tem sido conferencista regular em universidades, academias diplomáticas, think tanks e associações empresariais na Europa, no Médio Oriente e nos EUA, bem como participado em vários programas de liderança nos dois lados do Atlântico.

Actualmente é Founding Partner da Lisbon Advisory Group, uma recém criada consultora estratégica de risco político e económico, comentador de assuntos internacionais da RTP e da Antena 1, e colunista do Diário de Notícias, tendo as suas opiniões sido publicadas em importantes media estrangeiros como o Huffington Post, o Hurriyet Daily News, o The Diplomat, o The National Interest e o Berlin Policy Journal, além de ter as suas análises frequentemente presentes na Deutsche Welle, RFI, Reuters e Deutschlandfunk.

Fez consultoria estratégica para vários líderes políticos portugueses, aconselhou diplomatas e trabalhou como consultor de risco geopolítico na Maintrust Investment Consulting. É autor de seis livros sobre política internacional contemporânea nos últimos oito anos e membro do conselho estratégico do Instituto Português para o Desenvolvimento da América Latina. Tem 37 anos.

www.bernardopiresdelima.com

PAULO TRIGO PEREIRA

Professor catedrático do ISEG/Universidade Técnica de Lisboa

Professor Catedrático do ISEG /Universidade de Lisboa, Presidente do Conselho Científico e Estratégico do Institute of Public Policy TJ-CS e Deputado à Assembleia da República na XIII Legislatura. Tem ensinado e publicado artigos e livros nas áreas de Finanças Públicas e Economia das Instituições. O seu último livro - Portugal Dívida Pública e Défice Democrático - ganhou o “Prémio de Melhor Livro de Economia e Gestão 2012”. Coordenou o Grupo de Trabalho para a reforma das Finanças Locais (2007) e foi membro da Comissão para a Reforma do Estado – PRACE (2007). Coordenou projectos da sociedade civil sobre transparência orçamental em Portugal foi cronista regular do jornal "O Público” até 2015, sendo agora colunista do jornal Observador. É Vice-Presidente da Comissão de Orçamento e Finanças na Assembleia da República, membro da Comissão de Assuntos Europeus.

<

JORGE RIBEIRINHO MACHADO

Professor na AESE Business School responsável pela área académica de Operações, Tecnologia e Inovação

Jorge Ribeirinho Machado nasceu em 28 de agosto de 1972, no Porto.
Doutor em Governo e Cultura das Organizações pela Universidade de Navarra, licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, mestre em Planeamento Urbano pelas Faculdades de Arquitetura e Engenharia da Universidade do Porto e Executive MBA AESE/IESE.

Trabalhou no Gabinete de Projetos da Soares da Costa e na Quaternaire Portugal antes de viver dois anos em Kinshasa (RD Congo), onde geriu um projeto de cooperação para o desenvolvimento.
Em 1999, de regresso a Portugal, foi contratado para gerir projetos de requalificação urbana na Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura.

Foi Assistente Convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Trabalha na AESE desde 2003, onde teve vários cargos de gestão. Actualmente é responsável pela área académica de Operações, Tecnologia e Inovação.
Desde 2003, é professor na AESE, onde leciona casos da área de Operações, Tecnologia e Inovação. É professor da ASM – Angola School of Management desde 2009.


É especialista em Gestão de Empresas de Serviços, em particular nos temas relacionados com as Operações e a relação com os clientes. É consultor nestas áreas.
É membro não-executivo do Conselho de Administração de um grupo de empresas do sector dos transportes. Tem uma presença assídua nos meios de comunicação social.

FRANCISCO VIEIRA

Consultor e professor convidado da AESE, Business School na área de Risco e Operações e Inovação.

Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, Lisboa. Iniciou a carreira como Oficial Engenheiro no Exército, em 1982, após a conclusão do curso da Academia Militar.

Em 1992 ingressou nos quadros da Mobil Oil onde dirigiu os Departamentos de Compras e de Engenharia em Portugal e em Espanha. Mais tarde, já na BP plc, assumiu responsabilidades comerciais na área dos Combustíveis. Entre 2000 e 2005 foi director de Operações da BP Espanha, com base em Madrid. Assumiu posteriormente funções internacionais na área da Segurança e Ambiente para toda a região da Europa, bem como a direcção do Departamento de Logística de Combustíveis para a península ibérica. Foi Presidente e Administrador-Delegado da BP Portugal entre 2010 e 2013, após o que prosseguiu a sua carreira como independente.

Frequentou o PADE (AESE) em 2007, a par de outros programas de pós-graduação e educação executiva na Faculdade de Direito de Lisboa, Standford Business School (USA), University of Cambridge (UK), Stern NYU (USA), Kellog School of Management (USA) e MIT Sloan (USA).

Actualmente é consultor e Professor convidado da AESE na área das Operações e Inovação com particular enfoque na gestão de risco, melhoria contínua e supply chain.

É membro do Conselho de Gestão do Fundo de Compensação de Trabalho, em representação do Ministério das Finanças do Governo de Portugal.

ANTÓNIO RAMALHO

Chief Executive Officer do Novo Banco

António Ramalho é o actual CEO do Novo Banco, S.A, tendo sido nomeado para a posição em Julho de 2016 e tendo desde essa data liderado o Conselho de Administração dessa instituição. Anteriormente desempenhava as funções de CEO na empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP), tendo sido responsável pelo lançamento e consolidação da fusão entre a REFER e as Estradas de Portugal que resultou na criação da IP. Com vários anos no sector financeiro, foi vice-presidente e CFO do Banco Comercial Português (Millenium BCP) durante dois anos, sendo directamente responsável pelos sectores de Tesouraria e Mercados, Direcção Internacional, Planeamento e controlo de orçamentos e Direcção Financeira. De 2006 a 2010 foi CEO da Unicre, Instituição Financeira de Crédito e de 2000 a 2004 foi membro do conselho de administração do Crédito Predial Português e responsável pela coordenação da Gestão Comercial durante o período de integração no Grupo Santander. É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e graduado em Mercados de Capitais Internacionais pelo International Finance Institute – Euromoney Group. É também regularmente um dos oradores convidados do Project Finance MBA da Universidade Católica de Lisboa e um dos membros do conselho de estratégia do MBA do ISEG.

Como chegar?


Participação:

Media Partner: