Lisboa, 17 de Maio

A Coface organiza esta Conferencia sobre Risco País no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, , durante a qual especialistas em análise económica, exportação e risco país,  vão partilhar a sua visão sobre a situação da economia nacional, discutir as principais tendências que moldam a economia mundial e lançar luz sobre as principais questões económicas para 2018.

Programa

Moderação: Ricardo Alexandre, Jornalista

  • Registo e entrega de documentação

  • Boas – Vindas e apresentação

    José Monteiro
    Country Manager da Coface em Portugal

  • A situação na Europa Ocidental: O risco político diminuirá ou aumentará em 2018? Os bons tempos são sustentáveis? Pontos fortes e fracos da recuperação económica

    Mikel Aguirre
    Head of Political and Single Risk da Coface em Espanha e Portugal

  • Principais riscos das economias avançadas e emergentes

    Sofia Tozy
    Especialista de Risco País da Coface

  • Mesa Redonda:
    O papel dos Estados Unidos na economia mundial.

    Como a política comercial de Trump está a afectar o mundo?

    Pedro Ferraz da Costa
    Presidente do Fórum para a Competitividade

    Bernardo Pires de Lima
    Partner & Head de Risco Político na FIRMA

  • Questões

  • Pausa para Café

  • Mesa Redonda:
    O impacto nos modelos de negócios tradicionais da evolução tecnológica e da transformação digital.

    Hugo Redondo
    Administrador da Cargonet Online

    José Luís Castro
    Administrador da Sotecnisol

    Carolina Afonso
    Diretora de Marketing da Konica Minolta

    Pedro Barros Inácio
    Diretor de Sistemas de Informação do Novo Banco

  • Questões

  • A importância das exportações para a economia Portuguesa. Que perspectivas?

    Sessão de encerramento por Sua Excelência o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
    .

Oradores

 

RICARDO ALEXANDRE

Jornalista, Editor de Política Internacional

MIKEL AGUIRRE

Head of Political and Single Risk da Coface em Espanha e Portugal

SOFIA_TOZY

Economista-Chefe da Coface

PEDRO FERRAZ DA COSTA

Presidente do Fórum para a Competitividade
 

BERNARDO PIRES DE LIMA

Partner & Head de Risco Político na FIRMA

HUGO REDONDO

Administrador da Cargonet Online

JOSÉ LUÍS CASTRO

Administrador da Sotecnisol

CAROLINA AFONSO

Diretora de Marketing da Konica Minolta

RICARDO_ALEXANDRE

Jornalista, Editor de Política Internacional

Foi diretor-adjunto de Informação, subdiretor, chefe de redação e repórter na RDP-Antena1, para onde entrou em 1993.

Entre 2001 e 2005 foi editor de Sociedade na RTP Porto. Colaborou em vários orgãos de imprensa. Tem cinco livros publicados.

Foi enviado especial aos conflitos na antiga Jugoslávia, Ucrânia, Afeganistão, Palestina e Timor-Leste. Fez cobertura de eleições nos Balcãs, Reino Unido, Brasil e Estados Unidos. Entrevistou chefes de estado e criminosos de guerra.

Licenciado em Sociologia (Universidade do Porto). Mestre em Sociedades e Políticas Europeias (ISCTE). Doutorando em Ciência Política / Relações Internacionais (ISCTE) Apresenta, na Antena1, o programa semanal “Visão Global”.

Prémio Reportagem Rádio (CPI), com “Jugoslávia, Cicatrizes para o futuro” em 2001 e o Prémio Repórter de Rádio (da Casa da Imprensa em 2001).

Foi professor de Jornalismo radiofónico na Universidade de Coimbra entre 2001 e 2008 e , desde 2011, lecciona várias disciplinas na Universidade Lusófona.

É administrador do CENJOR - Centro Protocolar de Formação dos Jornalistas, em representação do Sindicato dos Jornalistas, no qual desempenha funções no Conselho Deontológico.

MIKEL AGUIRRE

Head of Political and Single Risk da Coface em Espanha e Portugal

Doutorado em Economia Internacional pela Universidade Complutense de Madrid. É Professor Associado de Ambiente Económico na IE Business School desde 1998. Com mais de 20 anos de experiência profissional em entidades financieras e seguradoras de crédito.

Foi Subdirector Comercial e Subdirector de Operações de Largo Prazo na CESCE; Director Financeiro no Consórcio Internacional de Seguradoras de Crédito, entidade formada pelo Munich Re, BBVA e Santander.

Actualmente assume o cargo de Head of Political and Single Risk da Coface para Espanha e Portugal, filial do grupo COFACE, empresa líder em informação e seguro de crédito presente em mais de 65 países.

SOFIA TOZY

Especialista de Risco País da Coface

Economista sénior da Coface, é responsável pela área do Mediterrânio (Sul da Europa e Norte de África) desde Janeiro de 2017. Sofia Tozy foi anteriormente responsável pela análise económica dos países do Médio Oriente e Norte de África na Coface.

Adicionalmente à sua experiência em análise económica sectorial e por país, os seus principais interesses de estudo incluem o comércio, o comportamento de pagamento das empresas e o risco político.

Sofia Tozy é licenciada em Economia Empírica e Teórica pela Escola de Economia de Paris (PSE) e detém uma pós-graduação em comércio Internacional pela Universidade de Paris I Panthéon Sorbonne.

PEDRO FERRAZ DA COSTA

Presidente do Fórum para a Competitividade

Nascido em Setembro de 1946. Estudou no Colégio Alemão em Lisboa. Licenciado em Finanças pelo ISCEF. Prestou serviço militar na Marinha (1971/74). CEO e proprietário de uma empresa familiar de produtos farmacêuticos e comercialização de produtos agrícolas com 273 colaboradores. Dedicou mais de 20 anos a organizações empresariais.

Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, 1981 a 2001.

Presidente do Fórum para a Competitividade, associação independente dedicada a melhorar a competitividade externa da economia portuguesa. Presidente da Assembleia Geral da AIP – Associação Industrial Portuguesa e Presidente do Conselho de Administradores da Fundação AIP.

BERNARDO PIRES DE LIMA

Partner & Head de Risco Político na FIRMA

Com quase 15 anos de experiência em think tanks portugueses (IPRI/NOVA) e americanos (CTR/SAIS), Bernardo Pires de Lima foi-se especializando em geopolítica transatlântica, segurança europeia e mediterrânica, e nas estratégias regionais dos principais mercados emergentes. Ao longo destes anos, tem sido conferencista regular em universidades, academias diplomáticas, think tanks e associações empresariais na Europa, no Médio Oriente e nos EUA, bem como participado em vários programas de liderança nos dois lados do Atlântico.

Actualmente é Partner da FIRMA, onde lidera a área de risco político,comentador de assuntos internacionais da RTP e da Antena 1, e colunista do Diário de Notícias, tendo as suas opiniões sido publicadas em importantes media estrangeiros como o Huffington Post, o Hurriyet Daily News, o The Diplomat, o The National Interest e o Berlin Policy Journal, além de ter as suas análises frequentemente presentes na Deutsche Welle, RFI, Reuters e Deutschlandfunk.

Fez consultoria estratégica para vários líderes políticos portugueses, aconselhou diplomatas e trabalhou como consultor de risco geopolítico na Maintrust Investment Consulting. É autor de seis livros sobre política internacional contemporânea nos últimos oito anos e membro do conselho estratégico do Instituto Português para o Desenvolvimento da América Latina.

Tem 38 anos.

HUGO REDONDO

Administrador da Cargonet Online

35 anos.

Licenciado em Gestão de Empresas.

Fundador da Cargonet Online Transports Solutions.

JOSÉ LUÍS CASTRO

Administrador da Sotecnisol

...........

..........

...........

CAROLINA AFONSO

Diretora de Marketing da Konica Minolta

É professora de Marketing no ISEG, sendo também coordenadora executiva da Pós-Graduação em Marketing Digital do ISEG/IDEFE.

Foi Diretora de Marketing da ASUS durante 8 anos onde desenvolveu a estratégia de marketing da multinacional em Portugal.

Tem doutoramento em Marketing pela Universidad Complutense de Madrid, mestrado em Marketing, pós-graduação em Marketing Management pelo ISEG e licenciatura em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa.

É autora de vários livros sobre marketing digital e escreve artigos de opinião mensalmente no Imagens de Marca. Tem também várias publicações científicas, entre as quais no Journal of Business Research e Management Decision.

Como chegar?


Participação